Sobre

O projeto cultural “ALEPA – A Literatura dos Espaços Populares Agora” tem como objetivo estimular e apresentar a produção poética e ficcional de autores de periferia. Coordenado por Adriana Kairos, o ALEPA busca registrar diversas formas de pensamento, estilos e expressões desses escritores, valorizando a arte popular deste século.

Para tanto, o projeto realiza concursos literários com temas pré-estabelecidos, como o Prêmio ALEPA. Este concurso pretende selecionar trabalhos de poetas e escritores de origem popular para compor antologias, que funcionam como uma re-apresentação desses espaços e verdadeiros portfólios para os participantes.

O Prêmio ALEPA, antigo “Kairos Poiesis”, surgiu no primeiro semestre de 2010 da inquietação e indignação de sua coordenadora, AKairos, que percebeu a falta, principalmente em sua cidade, Rio de Janeiro, de veículos que promovam de maneira simples e eficiente a manifestação cultural popular e o discurso literário da cena periférica.

A avaliação do Prêmio ALEPA é realizada por uma banca composta por agentes culturais de diferentes territórios cariocas. Os selecionados têm a oportunidade de publicar textos nas antologias produzidas pelos concursos realizados desde então. Durante as edições dos Prêmios, os autores ganham visibilidade no site, que objetiva divulgar esses novos talentos da literatura Nacional.

 

Deixe um comentário