Autorais

Livro: Obsessão

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2021

DISPONÍVEL AQUI (DIGITAL)

“…O sonho, porém, não se faz aqui inefável, etéreo; é ele, antes, “o refúgio e o lar do humano”. O onírico ganha corpo e leva o leitor a caminhar, junto com Juninho, por uma atmosfera difusa, onde se rompem os limites entre o sonho e o real, entre o factual e o fictício. Essa ruptura transborda e se esvai para além da temática, inundando a própria escritura, que, não raro, foge ao registro da ficção, remontando ao caráter documental de uma narrativa que alude ao contexto histórico da repressão militar e de outros fatos contemporâneos de envergadura na mídia recente.
Fica o convite, então, leitor, para esse “novo modo de explorar o mundo, outros mundos, meus mundos” – mundos da obsessiva escrita de Adriana Kairos.”

Livro: Poética e Prática da Espontaneidade

Autor: Juliano Carrupt do Nascimento

Ano: 2020

R$ 39IMPRESSO

Poética e Prática da Espontaneidade é livro escrito sobre o chão da escola com suas diversas linguagens, no plano onde deveriam prevalecer os conhecimentos sobre as Ciências e Artes, no campo da formação social do indivíduo, que busca o serviço da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. As motivações para a feitura do livro aconteceram no processo de trabalho e estudo, no plano onde o professor além de exercer suas funções de transmissão da Língua Portuguesa, tem de enfrentar as deficiências, frutos do descaso com Educação Pública trazidas pelos alunos, como a falta de interesse e a violência, tanto quanto produzida pelo Estado, cuja Educação está em ruínas, pois que apenas escombros do Conhecimento surgem nas Escolas, porque há a indiferença por parte da população tanto quanto o desinteresse dos Orgãos Públicos em tornar o Ensino-Aprendizado em algo elevado e importante para a Formação de Leitura e Escrita do cidadão e cidadã.

Livro: Confissões de uma Bixa Preta

Autor: Dudu Neves

Ano: 2020

ESGOTADO

O poder desde ser com a fala e escrita…! O ritmo de seu se espalha pelo ambiente e nos faz vibrar ao ouvir e ler sua criação. Faz-nos refletir, sentir o gosta da realidade – que mesmo amarga – tem seu doce Asé e acalando. Assim também é nossa irmã: Dudu Neves.

Saboreie cada letra, cada som, cada gota de sentimento com o peito aberto.

Gleyser Ferreira.

Livro: Flores do Mangue

Autor: Zé Pereira

Ano: 2019

ESGOTADO

Em seu livro de estreia, “Flores do mangue”, o poeta piauiense, José Dias Pereira constrói a sua narrativa poética e a sua lírica, a partir do olhar calejado e sensível do homem simples nordestino, ora introspectivo sobre os intempéries da vida urbana, ora carregado com os valores que lhe são importantes à simples que deseja.

Livro: O Jardim de Emily

Autora: Lúcia Vermon

Ano: 2019

ESGOTADO

Com uma linguagem simples e carinhosa, Lúcia acaba por reunir, de forma inconsciente, os grandes clássicos da literatura universal infanto-juvenil numa versão contemporânea, mas também atemporal, desses contos que seguem encantando crianças e adultos.

Livro: Mármore Branco

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2019

DISPONÍVEL AQUI (DIGITAL)

“…A vida pulsa nas suas linhas, escritora Adriana Kairos, a vida com suas surpresas e forçadas normalidades, a vida nua e crua. Morrer não é divino, não ter comida não é bento, escolas fechadas não são progressos… Sua obra é foto de morador, é olhar questionador daquela que saiu do seu gueto, aprendeu a ver o olhar externo e retorna a sua favela com a certeza de que as laterais são mais excludentes do que o desenvolvimento do local…”
Valéria Barbosa

Livro: A Manuela, o Felipe e a barata

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2019

ESGOTADO

A Manuela, o Felipe e a barata é o segundo livro infantil da escritora Adriana Kairos. Direcionando as crianças que estáo começãndo a aprender a ler, o livro traz palavras com sílabas (vogal ou consoante + vogal) em frases curtas e repetitivas com o objetivo de facilitar a leitura dos pequenos/novos leitores.

Assim como em seu primeiro livro infantil, Me deixa jogar, a proposta deste é fazer com que as crianças se apropriem do objeto-livro e de sua leitura, principalmente, para que entendam desde já que ler também é brincar.

Divirta-se com A Manuela, o Felipe e a barata e seus amigos do Complexo do Maré.

Livro: Me deixa jogar

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2014

ESGOTADO

Divertido e encantador. Assim foi definido, por seus alunos, o mais novo trabalho infantil da professora Adriana Kairos, que promete divertir e arrancar muitas risadas de seus leitores.

Dentre alguns temas que permeiam o livro um pode ser assunto para a sala de aula: a variação linguística. Vale a pena conferir.

Este é o primeiro livro de uma série chamada Identidade, com histórias ricas e divertidas de meninos e meninas dos mais diversos espaços populares do nosso país.

As ilustrações da obra foram tiradas da internet. Todas em preto e branco para a garotada colorir a vontade e se apropriar do livro, das histórias e de sua leitura.

Livro: Anjos, Ventos e Quimeras

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2012

“Os contos que se seguem são acima de tudo forma da observação da autora sobre as condições em que os indivíduos vivem, alinhadas com os dramas universais humanos existentes não apenas na periferia de uma cidade grande, mas em qualquer lugar onde haja o aglomerado de pessoas vitimadas por políticas públicas ineficazes que geram o desamparo social durante anos e anos de negligência política”

Professor Juliano Carrupt do Nascimento – UFF

Livro: Claraboia

Autora: Adriana Kairos

Ano: 2009

ESGOTADO

“Como claraboias, os olhos recebem a poesia como luz que clareia toda a escuridão que se desconhecia: dentro.” Adriana Kairos

CLARABOIA é o livro de estreia de Adriana Kairos. Trata-se de uma coletânea de poesias e minicontos em que, dentro outros temas, a autora tenta retratar o olhar dos marginalizados de uma maneira poética e reflexiva; evidenciando o poetar-pensante, característico dos poetas de periferia.